Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Depois de muitas fotos do café da manhã da Cria postadas e muito se falar do leite de inhame que ela está tomando no lugar do leite de vaca e eu receber muitas mensagens e emails sobre como fazê-lo, resolvi compilar 9 receitas de leite vegetal para facilitar a vida de vocês.

Eu ainda não fiz todas, mas quem passou estas receitas de leite vegetal é uma pessoa que super confio, a Helô, uma das moderadoras dos grupos sobre alimentação infantil saudável que também modero.

Para escolher o leite vegetal mais indicado, nutritivo, sugiro que leiam o post que fiz sobre isso: Leite vegetal para crianças: qual escolher? Minha maior dica é variar em todos eles, apresentar todos e claro, ver qual é mais fácil de você fazer por aí.

Muitas me perguntam porque faço bastante o leite de inhame e a resposta é fácil: acho super fácil de fazer, inhame é um alimento excelente, que aumenta a imunidade, não deixa gosto residual e o sabor fica do ingrediente que você mistura. Além do mais, ele fica grossinho sem precisar de engrossante.

Mas chega de blá blá blá e vamos as receitas de leite vegetal que selecionei:

leite de amendoa

O resíduo da amêndoa por virar uma “ricota”, basta temperar da mesma forma da de origem de vaca e servir como patê!

Eu fiz uma vez mas usei a amêndoa torrada, achei o gosto bem característico de amêndoa, na época, Clara não aprovou, mas estava fissurada no leite de vaca. Vou voltar a oferecer.

leite de aveia

Clara super aceitou batido com fruta, mas tem o gostinho de aveia.

A dica da Helô é que ele é ótimo pra ser utilizado no lugar do creme de leite em pratos doces e salgados, porém pode deixar algum gosto residual. Basta deixar mais grosso na hora de preparar.

leite de chia

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

leite de coco

O que sobra do leite vegetal quando coa, pode ser usado em bolo, recheios e até mesmo uma cocada natureba!

leite de gergelim

Este leite vegetal é a opção mais rica em cálcio, pois cada 100g tem 825mg deste micronutriente. Vale a pena investir nesta opção.

leite de inhame

Como já falei no começo do texto, que o leite vegetal de inhame é meu mais novo queridinho. Bato com frutas, ofereço com pitada de canela e cacau e a Clara mega aprovou. Já fiz panqueca com ele, petit suisse e outras receitas.

leite de linhaça

Leite de quinua

Dica: Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Leite de semente de abóbora

Bom, agora é se organizar e colocar em prática na casa de vocês.

Lembrando que cada leite vegetal deste é rico em nutrientes específicos, o cálcio não está presente em todos, mas que com uma alimentação balanceada, variada e saudável é possível ingerir o aporte adequado de cada faixa etária.

Como sempre falo, nenhum alimento é herói sozinho e sim o conjunto da sua alimentação.

Beijos

Share Button