Imagem Freepik

Bebê nasceu e começamos a trilhar a jornada da amamentação. Acreditem, se vocês achavam que já tinham ouvido todos os palpites maternos até agora, se preparem, pois agora é que eles começam e com tudo. E, um quesito onde o povo adora dar pitaco é em relação a amamentação, por isso, separei 9 mitos e verdades sobre a produção do leite materno para já te deixar esperta e não cair em cilada errada!

Quem me ajudou com as respostas para estes mistos e verdades sobre a produção do leite materno foi a Fabiana Guerra, uma antiga amiga da internet e que me ajudou muito com as dificuldades que tive no começo da amamentação da Clara!

Bom, mas chega de demora e bora conhecer um pouco mais sobre produção do leite materno e amamentação:
1 – cerveja preta aumenta a produção do leite?
Mito. Bebidas alcoólicas são contra indicadas durante a amamentação.
2 – canjica aumenta a produção do leite?
Mito. Não existe comprovação científica que aumente a produção, mas é uma delícia, pode comer. 
3 – existe medicamentos que aumentam a produção do leite?
Existem as medicações chamadas de galactagogos que podem ajudar a produção de leite, mas o fundamental é a sucção do bebê. Quanto mais o bebê sugar mais leite será produzido. As medicações devem ser usadas em pouquíssimos casos, com cautela e orientação médica.
4 – Existe leite fraco? Como sei que minha produção de leite é adequada?
Mito. O desenvolvimento do bebe é o parâmetro para saber se a produção é adequada. O bebe deve crescer e ganhar peso, lembrando que cada bebê é único em seu desenvolvimento e tem seu ritmo próprio.
5 – a amamentação só tem sucesso se for livre demanda?
Sim, os bebês devem ser amamentados em livre demanda para que sejam alimentados adequadamente e para que a produção de leite estabilize e se adeque ao que o bebe precisa.
6 – se eu oferecer chupeta para meu bebê ele vai desmamar?
A chupeta causa confusão de bicos e pode causar desmame precoce sim. Quando o bebê chupa a chupeta modifica o seu padrão de sucção, causando uma “confusão” na hora de mamar no peito, o que pode fazer com que ele não queira mais mamar. Além disso pode atrapalhar o ganho de peso e o desenvolvimento orofacial que a amamentação favorece.
7 –  é verdade que o que eu como pode causar gases no meu bebê?
Não existe nenhum alimento  proibido ou comprovado cientificamente que cause cólicas. A principio a mãe pode comer de tudo, e se houver algum episódio de cólica quando ela comer algo diferente ai sim evita-lo.
8 – posso tomar uma taça de vinho durante a amamentação? A recomendação do Ministério da Saúde é que não seja ingerida bebida alcoólica por lactentes, porém já existem alguns estudos que dizem que uma taça de vez em quando não faz mal.
9 – que tipo de atividade física posso praticar e não interferir na produção do meu leite? Pode praticar qualquer atividade física depois da liberação do obstetra no pós parto. A volta as atividades devem ser feitas de forma gradual e sem exageros.
Repostas dadas pela Fabi, que é Consultora em Aleitamento Materno e Educadora perinatal, mãe de 3 que a fizeram mudar sua visão de mundo e escolher trabalhar junto das famílias. Atua há 7 anos nessa área, e além dos atendimentos particulares, também ministra palestras, cursos e vivências na área da maternidade
É isso, pessoas. Então se alguém vier com alguns destes 9 mitos e verdades sobre a produção do leite materno e amamentação, vocês já estão preparadas! Boa lua de leite para nós!
Beijos.
Share Button