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Sempre fui o tipo de pessoa que “comia com os olhos”. Sabe quando você vê um prato bonito e te dá vontade de comer? Pois bem, sempre fui assim e aprendi na faculdade que é normal, ou melhor, que é comum a gente escolher o que vamos comer se a apresentação está bacana, por isso é sempre importante investirmos no cardápio, forma de apresentação e modo de preparo das refeições. Olha só 7 pratos de comida de criança, com dicas, sugestões e observações de cada um deles.

Fazer uma comida gostosa é fácil, basta se organizar com o cardápio e usar a criatividade. É muito comum pecarmos pelo excesso ou pela falta de alimentos, por isso, se guiar pelas cores ajuda bastante.

Um prato bem nutritivo e variado precisa no mínimo ter 4 – 5 cores e caso os itens escolhidos tenham a mesma cor, como por exemplo verde, escolham tons de verde diferentes e acrescente uma cor vermelha, laranja pra dar um “up” na refeição.

Olha só 7 pratos enviados por leitoras dos almoços de suas Crias. Mamães, obrigada pelas fotos. Um prato mais lindo que o outro. 🙂

Prato 1 – Feito pro Nathan de um pouco mais de 2 anos:

 

Aqui em casa o Nathan comeu arroz, feijão, músculo com mandioca, abobrinha refogada e polenta. Nathan tem dois anos e sete meses. A salada de rúcula recusou. Sobremesa: sagu de uva. Suco natural de laranja lima.

Cardápio:

  • Arroz
  • Feijão
  • Polenta
  • Músculo com mandioca
  • Abobrinha refogada

Dicas, sugestões e observações:

  • Acrescente mais cores no prato;
  • Não precisa ter mandioca, arroz e polenta. Que tal substituir a mandioca por alguma verdura? Como por exemplo brócolis, almeirão, espinafre, couve? Já colocamos um verde mais forte e colorimos mais o prato.
  • Oferecer sempre saladinha é uma forma excelente de agregar novos alimentos na refeição, mescle folhas com sabor mais forte com as de sabor mais neutro, por exemplo: agrião com alface, rúcula com acelga.
  • Coloque o feijão perto do arroz e não debaixo da polenta, já faz toda diferença na hora da apresentação.
  • No fim da cocção da abobrinha, acrescente um pouco de salsinha, cebolinha. Já é dá uma outra cara na abobrinha e não fica tudo tão parecido.

Como eu elaboraria este cardápio:

  • Arroz
  • Feijão
  • Polenta
  • Músculo ao molho de tomate enriquecido
  • Brócoles refogado
  • Salada de tomate, cenoura e alface.

 

Prato 2: Feito pra uma menina linda de 1 ano e 4 meses

Aqui a pequena tem 1 ano e 4 meses o cardápio foi arroz, feijão, brócolis, cenoura, ovo mexido e ervilha que comeu tudo antes do almoço kkkk

Cardápio:

  • Arroz
  • Feijão
  • Cenoura cozida em quadradinhos
  • Brócolis cozido
  • Ovo mexido

Dicas, sugestões e observações:

  • Tem 4 cores no prato e isso é muito bacana;
  • Está atraente e chama atenção da criança pra comer;
  • Pode colocar mais caldo de feijão pra deixar a comida mais molhadinha;
  • Oferecer saladinha pra já criar o hábito na Pequena.

Como eu elaboraria este cardápio:

  • Acrescentaria uma saladinha de folhas com beterraba raladinha.

 

Prato 3 – Feito pra Alice, de 9 meses:

Alice tem nove meses. O prato do dia foi arroz, feijão, legumes no vapor e peixe grelhado.

Cardápio:

  • Arroz
  • Feijão
  • Peixe grelhado
  • Brócolis
  • Legumes no vapor

Dicas, sugestões e observações:

  • Mais de 5 cores no prato e isso é muito bacana
  • Apresentação de forma muito harmoniosa
  • Misturou o BLW e o método tradicional
  • Itens separados, assim a bebê conhece o sabor, textura e consistência de cada alimento

Como eu elaboraria este cardápio:

Está ótimo, mas como ela já come assim, aos poucos, acrescentaria as folhas.

Prato 4 – Feito pro Nathan de um pouco mais de 2 anos:

Arroz, feijão preto, macarrão com batata, cenoura e mandioquinha e coxa e sobrecoxa de frango assada no forno cortada em pedacinhos. Bjosss

Cardápio:

  •  Arroz
  • feijão preto
  • macarrão com batata
  • cenoura e mandioquinha
  • frango assado

Dicas, sugestões e observações:

  •  Prato tem mais de 5 cores e isso é muito bacana
  • Não precisa ter batata, macarrão e arroz na mesma refeição
  • Trocaria a batata por uma verdura, assim acrescentamos mais nutrientes e um cor vibrante no prato
  • Pode colocar mais caldo de feijão pra deixar a comida mais molhadinha
  • Oferecer a saladinha pra já ajudar a criar o hábito

Como eu elaboraria este cardápio:

  •  Arroz
  • Feijão preto
  • Frango assado
  • Couve refogada
  • Cenoura sautê
  • Salada de rúcula, alface e tomate cereja

 

Prato 5 – Pro Davi de 1 ano e 8 meses:

penne com brócolos, carne assada piadinha e salada de tomate com milho!! Delicia! !!

Cardápio:

  •  Penne com brócolis
  • Carne assada piadinha
  • Salada de tomate com milho

Dicas, sugestões e observações:

  • Colocar 1 “arvorezinha” de brócolis no prato junto com o macarrão, pro Davi conhecer o vegetal
  • Acrescentar na salada ervilha ou vagem ou lentilha pra substituir o feijão e junto com o milho (que é um cereal) fazer a função leguminosa + cereal no lugar da combinação feijão e arroz
  • Trocar o macarrão branco pelo integral

Como eu elaboraria este cardápio:

  • Penne integral com brócolis
  • Carne assada
  • Salada de tomate, milho e vagem

 

Prato 6 – Pro Davi de 1 ano e 8 meses:

Arroz, feijão preto, salmão e omelete de couve com bastante tomate com suco e melancia… Davi tem 1 ano e 8 meses

Cardápio:

  • Arroz
  • Feijão preto
  • Salmão
  • Omelete de couve com  tomate

Dicas, sugestões e observações:

  • Escolher uma opção de proteína animal: peixe ou ovo
  • Se escolher o peixe, fazer a couve refogada separada
  • Acrescentar mais 1 cor vibrante no prato (cenoura, beterraba, folhas verdes escuras, brócolis)

Como eu elaboraria este cardápio:

  • Arroz
  • Feijão preto
  • Salmão grelhado
  • Couve refogada
  • Salada de alface, tomate e cenoura ralada

 

Prato 7 – Pra um menino lindo de mais de 1 ano:

carne picadinha, arroz cozido com cenoura, abobrinha refogada com cebola e tomate e lentilha enriquecida com acelga. Ele comeu metade, depois que fez 1 aninho nunca mais comeu tudinho, mas pelo menos agora está comendo

Cardápio:

  • Arroz com cenoura
  • Lentilha enriquecida com acelga
  • Carne picadinha
  • Abobrinha refogada com cebola e tomate

Dicas, sugestões e observações:

  • Acrescentar uma verdura e com isso um verdinho
  • Prato tem mais de 5 cores e isso é muito bacana

Como eu elaboraria este cardápio:

  • Arroz com cenoura
  • Lentilha enriquecida com acelga
  • Carne picadinha
  • Abobrinha refogada com cebola
  • Escarola refogada
  • Salada de alface, tomate e chuchu

 

Comida saudável, comida de criança, comida que todos nós devemos comer é aquela que é feita com amor, temperos adequados, produtos naturais e ingredientes que achamos na feira.

Não precisamos ser experts ou chefs de cozinha pra preparar uma comidinha caseira deliciosa e sim, boa vontade. Mas sabe aquela boa vontade em ir pra cozinha e cozinhar o feijão, refogar a verdura e assar a carne? Pois é, não precisa ser nada muito elaborado e sim variado!

Quer que eu também dê pitado no prato de comida da sua Cria? Posta foto lá na fanpage que eu uso pros próximos posts.

Espero ter ajudado.

Beijos,

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