Imagem: Shutterstock

Pensar no que enviar na lancheira das pessoinhas pode ser um fardo para muitas pessoas, não é? Mas, como sempre falo, quando nos organizamos, tudo fica mais fácil no quesito alimentação. E, com a lancheira não é diferente!

Quando descobrimos opções saudáveis, temos aliados a nosso favor e, o principal, aliados na alimentação infantil! Mas, Paola, como sabemos o que é saudável para as crianças comerem nos lanches e levarem na lancheira?

É simples, pessoas! Como sempre falo, precisamos ler os ingredientes dos produtos que oferecemos e saber o que estamos colocando na lancheira das pessoinhas. As opções sem nomes estranhos, ou seja, sem químicos, conservantes, aditivos, corantes e excessos de sódio, açúcar são sempre o melhor. E, isso não tem segredo, basta ler!

                                   Relembre: Como enviar fruta na lancheira

A lancheira é responsável pelos lanches intermediários das pessoinhas e, eles são essenciais para elas, assim como as demais refeições. Pensando nisso, a lancheira também precisa manter equilíbrio e ser saudável, pois se formos pensar, no mínimo, a criança leva lancheira 1 vez por dia, 5 vezes na semana, ou seja, não é de vez em quando.

Basicamente os itens que devem compor a lancheira são:

  • Algo para beber, que pode ser água, suco, iogurte, chá, água de coco.
  • Frutas ou vegetais, que serão responsáveis pelos micronutrientes (vitaminas e minerais)
  • Pão, biscoito,bolacha, tortas, bolos, que são as fontes de carboidrato, que será responsável em repor a energia da criança
  • Iogurte, queijos, oleaginosas, ovo, que são fontes de proteína, que é responsável pela parte “construtora” do organismo.
Relembre: Você sabe escolher a bolacha ideal para a criança?

De modo geral, é basicamente: 1 suco, 1 fruta, 1 pão com algum recheio! Ou seja, nada teoricamente complicado de se pensar, mas ao mesmo tempo, para algumas pessoas, pode ser difícil variar ou fugir dos industrializados, por conta da correria do dia dia e praticidade que eles normalmente têm!

Mas tenho 7 dicas para ajudar na organização do cardápio da lancheira, olhem só:

1 – Equilibre o doce com o salgado. Se vai enviar uma fruta, suco, prefira pão com recheio salgado. Ou então, se quer enviar bolo,  no lugar da fruta, envie um vegetal, como tomate, por exemplo!

2 – Quando for ao supermercado, feira ou sacolão, pense nas frutas, vegetais que poderá enviar na lancheira. Compre 5 opções diferentes, uma para cada dia! Caso a criança faça dois lanches, varie mais! Maçã, pêra, uva, kiwi, melão, melancia, mexerica, banana, manga, goiaba, milho, tomate, pepino, cenoura! Já são 14 opções para você variar ao longo da semana!

3 – Chegue em casa e já higienize as frutas com casca comestível, pique o melão em cubinhos, cozinhe o milho. Armazene cada um em seu local!

4 – No supermercado, pense nas bebidas que vai enviar: água, suco, água de coco? Pronto! Agora é só variar no sabor do suco:  suco de uva, suco de maçã, suco de manga, suco de laranja, suco de abacaxi, suco de caju, suco de tangerina, entre outras opções. Lembrando sempre que os melhores sucos de caixinha são os sem açúcar, conservantes e aditivos! De novo, leia o rótulo!

5 – São 5 dias na semana, então, varie nas opções de carboidratos entre biscoitos, bolachas, tortas, bolos, cereais, milho cozido, pipoca (se atente a idade da criança por causa do risco de engasgo).

6 – Para completar, pense no aporte proteico: nozes (acima de 2 anos e,se a criança sabe comer com cuidado por causa de engasgos), ovo de codorna cozido, iogurte, queijos.

7 – EVITE: produtos industrializados cheios de nomes estranhos, excesso de açúcar, sódio e com gordura hidrogenada, embutidos (presunto, peito de peru, mortadela, salame, salsicha), sucos de caixinha cheios de açúcar.

Viram só? Com estas 7 dicas de organização do cardápio da lancheira tudo ficará mais fácil! Se você curte cozinhar e tem tempo, no blog tenho diversas receitas que podem te ajudar! Caso sua rotina seja agitada, escolha marcas de confiança para escolher os pães, bolachas, biscoitos, iogurtes e tudo que envia de lanche para sua pessoinha.

Aqui em casa, eu sempre fiz praticamente tudo caseiro para a Clara comer e, até hoje com seus 5 anos, ela adora as opções caseiras. Por causa disso e, com incentivo de muitas de vocês, leitoras do blog, investi e abri a Loja Maternidade Colorida, onde vendemos itens que compõem o café da manhã, lanche e lancheiras das crianças. Se você mora em São Paulo, pode receber a maior parte dos itens na comodidade da sua casa, caso more fora de São Paulo, pode receber nossas opções de biscoitos! 🙂

Beijos.

 

 

 

Share Button