Imagem: Pinterest

Uma das perguntas que mais recebo no consultório e no blog é sobre opções bacanas e saudáveis para a festa de aniversário das crianças. Sim, a alimentação saudável, a preocupação com hábitos melhores e com a saúde, começaram a invadir também as festas infantis. Por isso, no post de hoje trago 4 dicas e opções de cardápio para uma festa saudável.

Sempre achei meio absurdo aqueles tipos de pensamento: “ah, hoje pode, é só em festa” ou então aquele pensamento “já que vim no rodízio, vou me matar de comer” #quemnunca?
 
Olha só um exemplo, aqui em casa os amiguinhos da Clara fazem todos aniversário em novembro/dezembro e praticamente temos festa todos os finais de semana, imaginem se ela comer os doces em todas as comemorações? 
Ao meu ver, a alimentação desregrada não deve ser atrelada a comemorações, coisas boas, divertidas. Por que comer uma taça de saladas de fruta não pode ser tão legal e bacana quanto comer um brigadeiro?

Lembrem-se de que nós adultos, que já temos nosso paladar formado é que temos estes hábitos e não as crianças. Se queremos que eles sejam mais saudáveis do que nós somos ou fomos na idade deles, precisamos mudar também nossos pensamentos.
 
Bom, mas chega de blá, blá, blá e vamos às opções, né???
1 – A escolha do bolo:
Bolo de cenoura, de limão, laranja e até mesmo o tão preferido bolo de chocolate são bem vindos, experimente fazer as seguintes trocas: farinha de trigo refinada pela farinha integral (eu uso sempre farinha de aveia, na minha opinião deixa o bolo bem mais leve), o açúcar refinado pelo açúcar mascavo ou demerara (sendo que este último não muda cor ou sabor do bolo) e no caso do chocolate, trocar o achocolatado e até mesmo aquele chocolate “do padre” pelo 100% cacau que não tem nada de açúcar em sua composição e de quebra tem todos os benefícios do cacau.

Além disso, fuja dos recheios e coberturas cheias de cremes, leite condensado e açúcar. Está super na moda os bolos sem cobertura.
 
Relembre AQUI UMA receita fez sucesso em casa e no blog: Bolo de chocolate integral. O bolo fica super macio e saboroso:
Imagem: Pinterest

2 – A escolha dos doces:

 
Brigadeiro, beijinho, bicho de pé entre outros estão na lista dos favoritos, ou melhor, na lista dos itens que não podem faltar na festa por uma questão cultural.
Não vejo problemas em tê-los na festa, mas acho que como tudo na vida, açúcar tem a hora pra entrar na alimentação da criança.
Pra diminuir a quantia de açúcar do brigadeiro, troque o achocolatado ou chocolate “do padre” pelo 100% cacau e no caso do bicho de pé, troque o pó artificial de morango pelo morango fruta batido. Assim o açúcar será proveniente apenas do leite condensado (que já é bastante). Quanto ao beijinho, prefira o coco ralado sem açúcar também e o fresco.
Se colocarem eles no copinho, evitem colocar o açúcar cristal, granulado e etc. 
 
Mas também temos como adoçar a festa de forma saudável e fugir desta quantidade toda de açúcar, como sempre digo, é uma questão de hábitos. Dá uma olhada nestas opções:
 
– Salada de Frutas: abuse na criatividade de como servir, se em porções individuais, em casquinhas, cestinhos. 

Imagem Pinterest

 

 
Imagem Pinterest
 
– Espeto de frutas: escolha as frutas da estação e monte os espetos. Fica super colorido, gostoso e divertido
 
Imagem Pinterest
 
 
Imagem: Pinterest
 
– Sorvete de fruta: no caso da melancia e melão você espeta o palito de sorvete na fruta cortada com a casca mesmo e os convidados comem como sorvete.
 
Imagem Daqui
– Mix de frutas secas e desidratadas.
 
 
3 – A escolha dos salgados:
 
Pra mim esta é a parte mais fácil da festa pois, existe uma variedade enorme de opções saudáveis e bacanas pra gente fugir do famoso cachorro – quente, batata frita, nuggets, frituras e salgadinhos industrializados.
 
– Pipoca: muita gente não sabe, mas pipoca é super saudável desde que tenha sido preparada com pouco ou nenhum óleo, não tenha absurdo de sal e aquela “calda” de manteiga típica de pipoca de cinema.
Pipoca é milho, um carboidrato, cereal e rico em fibras.
Estoure a pipoca e divirta-se com as embalagens individuais pra dar aquele charme na sua decoração.
 
Imagem Pinterest
 
– Palitos e espetos de vegetais: cenoura e  pepino com patê de ricota ficam uma delícia, a opção de tomate cereja e queijo também é muito usada e o milho cozido no palito também é muito bacana e nutritivo.
 
Imagem Pinterest
 
Imagem Pinterest
– Hambúrguer: Ao invés de ser o industrializado, faça o caseiro e não frite, asse!
Coloque-o no meio de pão integral e maneire nos molhos prontos, pois são ricos em sódio. A maioria das crianças adoram hambúrguer. Olha a receita:

4 – A escolha das Bebidas:

Sucos naturais no lugar de refrigerantes. Abuse de receitas de acordo com a estação do ano. Uma dica bem legal é misturar algumas ervas e chás naturais como hortelã, capim santo e camomila. Fica uma delícia.
Se a opção forem sucos industrializados, prefira os que não contém açúcar e conservantes.
Agora é só mudar um pouco os hábitos e colocar em prática a alimentação saudável também nas festas.
Beijos,
Share Button