Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Muita mãe e pai tem “medo” ou dúvidas na hora da introdução alimentar, sendo que ao meu ver é a fase mais “fácil” quando falamos da alimentação dos pequenos. Pra mim só perde pra amamentação, que depois de pega acertada, mamãe e bebê se entendendo é “pápum”. A fase mais difícil na minha opinião é quando o bebê já cria uma certa autonomia, começa a completar meses, chega nos seus 12 meses e além de sua curiosidade por tudo que eles vêem, tem a famosa necessidade dos pais, avós  e palpiteiros de plantão em darem mais opções de comidas, que normalmente vem acompanhado da frase: – Tadinho, ele não vai comer isso? Pois é, quando a criança faz 1 ano, ao contrário do que dizem, tem muitos alimentos que ainda não indicados até que eles completem seus 2 anos ou mais e pra isso vale a pena a leitura dos rótulos e embalagens, pois alguns deles falam a idade indicada de consumo.

Pra ficar um pouco mais fácil, segue uma listinha básica do que seu bebê que acabou de completar 1 ano deve evitar de comer, ou melhor, uma lista do que você como mãe deve evitar oferecer pro seu filho:

1 – Chocolate:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Acho que isto é uma das coisas que todos contam os dias pra poder oferecer pras crianças. Infelizmente muitas comem antes mesmo de 1 ano, o que realmente é uma pena. Chocolate apesar de ser uma delícia (já confessei aqui que sou chocolatra), é rico em açúcar, gordura e cafeína. E até os 2 anos o açúcar deve ser evitado ao máximo.

2 – Balas, pirulitos:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Olha, apesar de serem coloridos, docinhos, tentadores, NÃO, eles não são comidas pra criança. Além do risco de engasgar, é açúcar puro. Ou seja, definitivamente não!

3 – Achocolatado:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Se você reparar, fuçar vai perceber que até alguns fabricantes dizem que não devem ser consumidos antes dos 3 anos, ou indicam uma quantidade de consumo à partir dos 3 anos menor que a “usual”. Achocolatados são praticamente açúcar.

4 – Café:

CAFÉ E CRIANÇAS: 15 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +.

Café é rico em cafeína, deve ser evitado em crianças com 1 ano. Existem estudos que dizem que pode ser consumido à partir dos 3 anos, outros dos 7 anos.

5 – Salgadinhos, biscoitos (bolachas) doces e biscoitos (bolachas) recheadas:

Imagens Pinterest

Imagens Pinterest

Ricos em sódio, ingredientes transgênicos, glutamato, corantes, gordura. Prefira sempre as opções mais naturais, caseiras.

Receitinhas bacanas:

Biscoito de Cacau, quinua e Aveia

Biscoito Amanteigado de Iogurte e Aveia

Biscoito de Polvilho

Snacks industrializados bacanas

Grissinis

6 – Embutidos (peito de peru, salsicha, mortadela, presunto, salame):

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Bom de sódio, gorduras, conservantes, corantes, nitrato (responsável por deixá-los avermelhados) que é cancerígeno. é porcaria pura. Pode ser gostoso, mas são porcarias e se você tem criança pequena em sua casa, é uma grande oportunidade pra parar de consumi-los. Abuse dos queijos na hora de petiscar. Pães com patês variados também são outras opções de petiscos.

7 – Refrigerante:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Esse devia ser evitado pra todo o sempre, afinal, nada de bom eles oferecem.

8 – Bebidas achocolatadas prontas:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Ricas em açúcar e gorduras. Deixe pra dar o leite batido com frutas na sua casa.

9 – Bebidas lácteas:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

A grande maioria são ricas em açúcar, corantes e conservantes. Existem algumas marcas que são iogurte natural batido e não contém os conservantes. Pra adoçar, bata com fruta.

Coalhada caseira

10 – Leite fermentado:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Apesar de ter a vantagem dos probióticos, são ricos em açúcar. Por isso é melhor esperar ter mais de 2 anos. Quer dar pro e prebioticos? Converse com o pediatra de seu filho ou consulte uma nutricionista. Já existem no mercado pra adicionar à sucos.

11 – Bebida à base de soja:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Além do excesso de açúcar tem a soja. Alguns estudos dizem que soja deve ser consumida quando mais velhos.

12 – Petit Suisse:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Corantes, açúcar, conservantes …. Alguns fabricantes dizem que não deve ser consumidos antes de 3 anos.

Opções saudáveis pra você se divertir:

Iogurte Grego

Petit Suisse de morango

Peitt Suisse de Banana

Petit Suisse de Uva e Beterraba

13 – Sucos industrializados com açúcar:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Optem pelas opções naturais ou os sucos industrializados sem açúcar.

Aqui tem algumas marcas existentes no mercado:

Sucos sem açúcar

14 – Comidas prontas industrializadas (nuggets, hamburgueres, almondegas, lasanhas e etc):

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Sódio, espessantes, nitrato, gordura …. optem pelas opções caseiras sempre.

Olha aqui algumas receitas saudáveis pra você substituir as opções industrializadas:

Nuggets de Frango

Nuggets de Peixe

Hamburguer

Batata Smile

15 – Gelatina:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Corante, açúcar e mais nada. Até mesmo a que existe no mercado mais saudável, com corantes naturais tem açúcar, orgânico, mas tem. Até 2 anos é melhor não consumir.

Receitinha super fácil:

Gelatina Natural

16 – Macarrão instantâneo: 

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Excesso de sódio e não adianta falar que usa só o macarrão, pois o mesmo também é porcaria pura. Neste post do 4 Mães você acha algumas opções rápidas pra não precisa matar fada nenhuma, deixar o reino encantado repleto delas e a saúde de seu filho sempre em dia ;).

Se forem analisar, o açúcar é sim um vilão na alimentação das crianças e deve ser evitado ao máximo. Todos nós precisamos do açúcar, mas já o ingerimos de forma natural com as frutas, com alimentos em suas formas naturais. Desta forma, não precisamos ficar desesperados pra apresentá-lo em suas diversas formas aos Pequenos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido após os 2 anos, assim as Crias já terão se acostumados com outros sabores, terão firmado seus hábitos alimentares e terão menos chances de serem os formiguinhas e desencadear um monte de doenças por causa do alto consumo do açúcar.

Além do açúcar, outro vilão na alimentação de nossos pequenos é o sódio. eles está presente em alta quantidade na maioria dos produtos industrializados e também merece nossa atenção. Falei mais sobre o sódio neste post.

Pensem assim: As Crias vão viver por muitos anos, e nossa ansiedade de mãe pode esperar no quesito alimentação pra oferecer todas as delícias que existem, sempre com moderação.

Não estou “demonizando” nenhum produto ou marca, desta lista acima, na minha humilde opinião o que deve ser SEMPRE evitado são os números: 6, 7 e 14. As demais, basta ter noção e oferecer com a idade apropriada e SEMPRE com moderação, mas moderação de verdade e claro, atividade física fora do sofá ou do tablet.

Tem mais sugestão de alimentos pra esta lista? Comenta aí :).

Beijos

 

 

 

Share Button
    • A lista pode ser ainda maior ahhahahaha
      bisnaguinha bomba disfarçada 😉
      beijos

    • É, é bomba hahahahahhahaa, tem um post aqui só sobre elas 😉
      beijos

    • Olá, Joaquim! Bom dia! Obrigada pela visita em meu blog :).
      Não acho que esperar a idade certa pra comer certos alimentos seja frescura e sim cuidado com a saúde de nossas crianças, que dependem de nós pais.
      Se prestar atenção no fim do texto, eu falo que não estou demonizando nenhum alimento e sim sugerindo e explicando como Nutricionista que é válido esperar a idade certa pra oferecer açúcar, sódio e gordura em excessos pra nossas crianças.
      Sabe, quando me formei em 2001, problema de saúde pública era desnutrição infantil, atualmente é obesidade infantil.
      A vida pode ser mais curta se não tivermos hábitos saudáveis ;).

  • Débora Sofia Seiddel Hackbarth

    E o SORVETE ?
    O que fazer quando avós insistem em dar para o bebe?
    Até agora consegui evitar, porém logo meu bb faz 1 ano!

  • Stephanie

    OK. Meu filho vai comer papinha até trocar os dentes.

    • Exatamente e pra eles não ficarem acostumados nçao devemos oferecer :D.
      beijos

  • Marília

    Tudo muito bem, muito bom, mas tem que chamar a responsabilidade só pra mãe? Que que custa mudar o texto de “toda mae tem dúvida” para “todos os pais tem dúvida”…

  • Helena

    Bom dia a todos, amei a matéria e uma coisa a gente tem que cuidar da alimentação sim . Vc dando estas ruinas aos pequenos inocentes, além de prejudicarmos sua saúse, estamos sim enriquecendo o fabricante. Amei e obrigada. Redobrarei minha atenção com netos. Saúde é coisa séria.

    • Obrigada pelo comentário, Cecília e claro, pela visita!
      Beijos

  • Pingback: Comendo com os Olhos | 16 Alimentos que crianças até dois anos de idade não devem ingerir()